"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

quarta-feira, 27 de julho de 2011

44_ Escadaria da angústia e cobiça

   A culpa era vista brotando dos olhos e o que escorria da face do senhor era um misto de desolação e infâmia.
 — Senhor, está tudo bem agora.  Hão de lhe perdoar.
 — Não, minha cara, eu não sou digno de remissão.
 — E quem são eles para lhe julgar? Olhe nos meus olhos, seja o que for eu lhe perdôo, pois creio que não tenha agido por mal.

   Ela sabia que era mais fácil dizer a agir. E a situação complica ainda mais se ninguém souber o motivo de tanto pesar. Mesmo assim, vê-lo nesse estado era perturbador: cabisbaixo, olheiras profundas e dificuldade para encarar a amiga; incomodaria qualquer desavisado que lhe pedisse benção naquela noite.
 — Camilla, como pude ser tão ambicioso?
 — O senhor, padre? - Insistiu em lhe chamar pelo título, mas o olhar triste pediu que isso não se repetisse.
 — Eu almejava ser um dos ministros desta sé, mas ao descobrirem isso, eles conspiraram contra minha pessoa.
 — Conspiraram?

   Preocupada como uma mãe, e cheia de perguntas, a garota aspirava por respostas e ver um sorriso na face do amigo. E o ancião lhe explicar o plano arquitetado pela alta-cúpula da igreja, contar sobre a mulher, que fingiu confessar a fornicação com ele durante muito tempo. Mas contar tudo e despreocupar a jovem, o fato de fazê-lo ou não influenciariam quase nada na noite dele; desde que saíra da igreja, o senhor prometeu a si mesmo que não deseja explicar os fatos a ninguém, muito menos desabafar.
   Talvez se contasse, por outro lado, ela entenderia o caso: a ambição tornou-se a ruína e o senhor acabou excomungado da igreja.

 — Não há nada mais que possamos fazer, Camilla. Pela manhã estarei deixando esta cidade. Meus trabalhos por aqui acabaram, portanto, minhas missas e rezas não são mais bem vindas.
 — Senhor, posso então ter sua última benção?

   Como o velho não enxergava mal algum nisso, concordou com um sorriso amarelo.
 — De suas agonias e de minha ambição, proteja-nos, Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário