"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

quarta-feira, 6 de julho de 2011

36_ Erradicando os pecados II


   Fraqueza? A jovem pediu ao ancião para que não fosse enganado pelas aparências. Se a mobilização de todas as forças é sinal de vigor, por que a exaltação em excesso seria o contrário?
 — A natureza humana tem seus limites: pode suportar até certo ponto, alegrias, tristezas e dores; se ultrapassar esse limite, sucumbirá. Não se trata, portanto, de discutir se um homem é fraco ou forte, e sim de saber se ele pode suportar a medida dos seus sofrimentos. Para ela, era tão absurdo dizer que alguém é fraco por suicidar-se quanto seria inadmissível chamar de covarde aquele que morre vitimado de uma febre maligna.
 — Mas Camilla, isso é um paradoxo!
 — Não tanto quanto o senhor pensa. Concorda comigo que chamamos de mortal aquela doença que ataca o organismo de tal maneira que suas forças são consumidas, em tal ponto depauperadas, que nenhuma recuperação é possível, e nenhuma reação é capaz de restabelecer o curso normal da vida.

   Desesperado, o padre viu-se encurralado em meio tantos ataques. Sua única saída era esquivar-se dos argumentos, mudando de assunto, caso a garota permitisse.
 — Muito bem, minha cara, vamos transferir tudo isso para a esfera do espírito. Observa o quanto o ser humano é limitado, como as impressões agem sobre a sua alma, determinadas idéias nele se fixam, até que uma paixão crescente o priva da capacidade de refletir calmamente e acaba por destruí-lo. Um exemplo disso é o seu caso, Camilla. É verdade que estás totalmente descontrolada!

   Sim, ela sabia disso. E o som do “é verdade que...” lhe causava desconforto; afinal, é óbvio que toda proposição implica exceções. Farta disso, agradeceu ao padre pela conversa e pediu desculpas pelo tempo tomado. Já em direção à porta, Camilla dirigiu suas últimas palavras ao homem:
 — Senhor, de nada adianta que um homem de bom senso perceba a situação do infeliz e lhe dê bons conselhos. Assim como seria inútil uma pessoa saudável, junto ao leito de um doente, tentar transmitir-lhe, para curá-lo, as suas próprias forças.
 — Garota, eu fiz de tudo, mas você ainda precisa de ajuda. Procure um médico. E com urgência, por favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário