"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

terça-feira, 12 de julho de 2011

39_ Déjà vécu

   Enquanto todos despertam e rezam pedindo proteção para enfrentar as dificuldades do dia, uma garota qualquer apenas bufa por ter acordado numa manhã chuvosa. Não que isso seja errado, mas já sabia o que o dia frio prometia. Pegou seu diário e escreveu algumas coisas sem sentido; pensava somente na sutileza da mãe ao lhe convidar para a limpeza semanal, sempre com um café da manha na cama.
   “Novamente acordei com um café na cama, já sabendo o que me aguardava. Era de se esperar que eu ajudasse minha mãe na faxina de bom grado, sem pedir nada em troca, mesmo sem esperar receber algo (e o que eu quero ela não pode me oferecer). Se quiser, pode ficar ai me assistindo limpar o quarto. Mas, por favor, não me zombe por isso. Prometo que quando eu acabar aqui, vou passar o fim do dia com você.”

   Varria e espanava, sem ao menos demonstrar descontentamento. No fundo, estava feliz, pois tudo havia voltado ao normal; seu pai havia melhorado muito, a conversa com o ancião tinha aberto sua mente e finalmente estava de bem consigo mesma. Tudo isso lhe deu mais uma razão para continuar respirando (ao menos por enquanto).
   Sentia-se renovada, era uma nova vida! Limpava e cantarolava ao mesmo tempo. Estava feliz por isso e podia continuar limpando o quarto pelo resto da manhã...
   ...Pois tudo mudaria na tarde desse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário