"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

segunda-feira, 4 de julho de 2011

34_ Buscando salvação

   “Mesmo frio do lado de fora, o clima estava mais aconchegante que a sala de estar. Divergências marcaram minha noite, mas tudo está dentro do controle agora. Só me entristeci ao ver a silhueta de alguém subindo a rua de casa: se fosse outra pessoa, eu não me importaria. Mas o fato de ser uma ovelha com o coração de lobo, como o padre nomeou... Como pode isso?
   Ahh, e do outro lado da rua, nenhuma visita agradável. Ninguém para ao menos eu admirar calada, sem a coragem necessária para perguntar como está a vida. Restaram-me apenas lembranças dos dias alegres em que eu conhecia alguém que se importava comigo.
   Estou sozinha, mas não me arrependo. Eu poderia sim ter um vida boa e feliz, se não fosse uma tola. Hoje, me escondo atrás de algo para aliviar a dor.

   Boa noite Diário.”

   Disposta a descobrir o princípio de suas tribulações desses últimos dias, Camilla foi à procura de alguém na face da terra que conhecia as aflições das outras pessoas e fosse capaz de cuidar delas. Essa pessoa é o padre da igreja localizada a algumas quadras perto da sua casa.
   Talvez o bom senhor pudesse por um fim em suas dúvidas e então encerrar a temporada de aflição da jovem. Como ele havia dito antes, o caminho da salvação não seria dócil. Camilla percebeu ao sentir o frio da noite. Não era nada a temer, mas só enfatizava a dificuldade de chegar ao seu objetivo.

Um comentário: