"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

sexta-feira, 3 de junho de 2011

15_ E na manhã seguinte, tudo estava bem

   Outro dia nascia e as lágrimas já secaram. Camilla levantou bem cedo com um belo café na cama, que se tornou num convite para ajudar a mãe a limpar a casa. Precisava arrumar seu quarto e fazer outras tarefas, e só assim estaria livre para aproveitar o restante do dia. Começou a espanar a estante quando viu de relance seu diário. Queria apenas terminar os afazeres, mas não venceu a vontade de escrevê-lo:
    "Diário, creio que eu esteja bem, mesmo não estando com cabeça para pensar sobre os fatos que haviam acabado com nossos espíritos, pois em algum canto da cidade, algo voltaria ao normal, à rotina. Serei entendida novamente e perdoada por tudo que aconteceu, mesmo se não tivesse uma parcela da culpa que agora pesa nos meus ombros? Oh Diário, se fosse possível... Creio que isso seria só questão de tempo, ou de anti depressivos, aqueles que fazem da minha vida algo mais tolerante. Mas acredite que eu esteja errada. Talvez eu seja uma hipócrita, mas não sinto que algo está errado, ou que vá durar uma longa temporada.
  Agora estou aqui, cheia de deveres, sem o direito de sentir sua falta ou de compartilhar meus prantos com alguém. Sinto vontade de caminhar contigo à noite, a fim de aliviar a respiração, mas a fase não me deixa sair. Sou obrigada a permanecer nesse quarto, observando as pessoas livres lá fora, mas porque elas são tão insatisfeitas, se estão em liberdade?"

   Lembrou então das tarefas e se despediu do amigo delicadamente, como sempre, guardando-o com muito carinho dentro da gaveta. Pegou o espanador e voltou a tirar o pó do armário, sem antes rir dos indivíduos de lá fora.

P.S: Não se esqueça, é apenas um sentimento passageiro, nós sabemos disso... eles sabem disso. Fique em Paz minha amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário