"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

68_ Trocando de estação II


   Mesmo o final do mês assustando mais que o fim do mundo, ninguém estava realmente preocupado. E se estavam, não demonstraram ao amanhecer. Mas com o passar do tempo, seus atos mudaram, e agora as pessoas já não suportavam se encarar. Os empregos ficaram insuportaveis e o trânsito tornou-se um inferno; dar o acento para uma idosa no ônibus era tão impossível quanto ser atendido em uma fila de supermercado.
   A garota voltava para casa após um dia cansativo, porém tudo havia mudado, e uma mancha cobriu seu coração a deixando extremamente infeliz. O amor ficou dividido pelo ódio e aquela sensação de não encontrar seu caminho surgiu. A partir de então ela começou a acreditar que o mundo não tinha mais salvação. Se essa tal sociedade utópica fosse alcançável, ela não queria participar. Se fosse um sonho, gostaria de sonhar com essa vida longe dela.
   Foi descobrir mais tarde que tudo aquilo não passou de um dia normal para todos; simplesmente tinha acordado animada, mas seu vigor sumiu na medida em que voltava para casa. Começou a comparar hoje com ontem, anteontem e a semana passada, mas só encontrou defeitos neste dia.

 — Como hoje pôde ser um dia tão ruim de se viver?

   Não era um dia normal para ela, nem especial aos desconhecidos. Era simplesmente seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário