"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

domingo, 18 de setembro de 2011

61_ Os picos afogados


II Livro

   [A tensão entre ela e o diário chegou ao limite e as divergências não conseguiam ser mais ignoradas. Ao tempo em que ele queria ajudar, Camilla percebeu a única razão por qual seu amigo ainda existia: aliviar sua dor, dialogando e guiando-a, com e ele conhecendo as intenções e as poucas ambições da jovem. Porém sua última orientação não foi proclamada, e no lugar dela, ficou apenas um suspiro. A garota não percebeu isso, mas seu consciente apontou a denúncia custosa. Seu preço... o único amigo que lhe restava.]

Acerca de cinco meses depois.

   Abriu sua mente para todos aqueles que ela conhecia, amando sem dúvida, ao mesmo tempo em que se isolou pessoalmente. Complicou seus inimigos, embaraçou seus amigos e todos aqueles que foram injustos.
   Camilla tornou-se uma garota fiel ao seu coração, sem desconfiança ou medo algum de errar. Usava calças rasgadas e camiseta de banda; tattou “insegurança” em seu corpo. A partir da própria perda, virou a primeira a entender as situações impostas e a última a desistir... Aceitou tudo, sem esperar nada em troca.
   Roubou corações com toda graça e genialidade. Conquistou uma vida e assim distribuiu entusiasmo, mas não sobrou tempo nem espaço para ela mesmo crescer e envelhecer.

Um comentário: