"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

terça-feira, 20 de setembro de 2011

62_ Inadaptação


   Precisava urgentemente apagar a mácula que surgiu meses atrás. Poderia se perder nos vícios da vida; andar pelo caminho errado, mas nada disso aconteceu (não com essa simplicidade): abriu a mente para outras pessoas e começou a sair com os vizinhos e amigos nos fins de semana. De longe, Camilla era a mais correta do grupo: suas privações não permitiam que seu caráter mudasse. Como resposta, um óbice imposto pelos mais velhos deixava a jovem restrita a certas atividades e lugares.
   Deixou seus princípios de lado e tentou o máximo que pode; a única coisa que queria era adaptar-se aos outros. Ela queria que eles fossem seus amigos, e ela faria tudo o que pedissem. Para ganhar um sorriso, faria coisas talvez erradas, mas a todo tempo eles debochavam... Então ela se isolou novamente por achar que ninguém gostava dela.

 — Deixa disso Cá! Vá se arrumar, hoje tem festa.

   Quem disse isso foi uma das mais novas iniciadas naquela turma. Ela esteve um pouco perdida também, mas melhorou. Ficou grávida.
   Finalmente ganhou o que queria: alguém para amar. Mas um dia ela acordou péssima; o seu corpo queria lhe dizer algo e soube imediatamente.
   Então começou a chorar, pois não seria mais mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário