"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

domingo, 22 de maio de 2011

03_ Teatro da minha vida

   Hoje não foi um dia fácil... O relógio marca 13 minutos para a meia-noite e já é o segundo copo com açúcar que tomo em menos de 1 hora. A lua deixa sua marca no chão, e sua luz me convida para uma caminhada.
   Antes de sair, junto meus documentos e um pouco de dinheiro, só por hábito. Peguei meu Diário que geralmente fica em cima da escrivaninha, rasguei a última folha e escrevi alguma coisa para meus pais, pedindo pra que eles não se preocupem comigo.
   Em cima de um viaduto, sem a intenção de voltar para casa, observo as luzes que vão se apagando com o passar do tempo, a lua que se esconde por entre as nuvens e a gélida brisa que vem do leste. Saco meu inseparável companheiro da mochila e começo a dialogar sobre essa noite perfeita:

Camilla: Sabemos que esta é uma cidade enorme e nunca é a mesma coisa, ela jamais pode ser muito bonita.
Diário: Camilla, doce Camilla... Seria inapropriado se eu fosse simplesmente corajoso e dissesse: "você seria minha"?...
Camilla: Porque você talvez seja um pedinte e eu a rainha da minha vida?
Diário: ...por que sei que talvez esteja deprimida, mas ainda estou pronto pra conversar.
Camilla: Agora já são 3 horas em ponto, a hora é só o tempo que leva até você falar...
Diário: Então se você está sozinha, porque você não diz que está solitária?
Camilla: Ah, eu sou uma menina tola. Eu sei, foi o que ouvi dizerem.
Diário: Que é típico seu ir e vir... 
Camilla: Mas Diário, vocês nem me conhecem!
Diário: É doce de a sua parte tentar me surpreender, ai meu Deus, você me conquistou! Uma garota como você é simplesmente irresistível. Bem esta é uma cidade enorme e todas as luzes estão apagadas, mas até onde eu posso fazer, sabe, saber de você...
CamillaDiárioQuerido Diário... Eu devo confessar, meu coração está tão quebrado, deixado aos pedaços, e minha cabeça está uma bagunça.
Diário: Garota, já são quatro na manhã, e você esta andando por aí ao lado dos fantasmas alucinados que um dia cometeram um erro.
Camilla: E eu mesma me enlouqueço por causa das coisas que fiz.
Diário: Então se você é louca ou não, eu não me importo, pois você me surpreende! Mas você é uma garota tola!
Camilla: Se eu morro, você sorri, você ri... Eu choro...
Diário: ...e somente! Uma menina como você não poderia ser solitária. É uma vergonha se você pensasse o mesmo...
Camilla: E como uma garota como eu pode ser simplesmente irresistível?

Já era costume meu personificar meu companheiro de bordo nessas noites e eu não esperava por sua última resposta. Antes de voltar para meu lar, me despeço da lua, uma das razões dessa peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário