"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

terça-feira, 31 de maio de 2011

12_ Lares despedaçados

   Camilla já conseguia ver sua casa após a última esquina, e um sentimento de satisfação misturado com medo tomou conta dela. Um dos seus objetivos já havia sido cumprido, agora precisava entrar e esclarecer a situação aos seus pais. Procurou as palavras mais fáceis de usar na hora e algumas reservas, caso esquecesse as essenciais. Não queria bolar um argumento à sua defesa, pois sabia que tinha agido sem pensar naquela manhã, e queria que, simplesmente, os pais entendessem a conclusão que a filha encontrou após deixá-los. Caso precisasse, citaria as lições que aprendera durante seu tempo ausente na casa.
   Mal sabia ela que todo o conhecimento adquirido naquele prostíbulo seria inútil, levando em consideração seu lar. Este estaria longe de toda realidade, de todo o correto. Não rezavam nem agradeciam pelo jantar havia semanas; a luxúria tomou conta do recinto, talvez mais abundante aqui do que no alcoice. Ela descobriria, futuramente, que seu lar está quebrado, e talvez sempre tenha sido, mas esteve ocupada demais para perceber isso.
    Resolveu entrar na casa, e encarar seus familiares. Era o que ela esperava, mas surpreendeu-se quando não encontrou ninguém a sua espera, nem ao menos um bilhete avisando-lhe caso ela voltasse pra casa. Ao mesmo tempo, conseguiu ficar alegre por ter evitado uma bronca, mas vazia por não poder dividir a experiência vivida com ninguém. Ninguém, a não ser seu melhor amigo.

   “Diário, finalmente nós chegamos em casa. Digo finalmente não pela exaustão ou pelo tempo que passamos fora, mas pelo excesso de aprendizado que conseguimos aproveitar hoje.
   Bem, obrigada por me acompanhar, mas preciso ir. Creio que você saiba a quanto cansada eu estou. E sim, estou feliz em rabiscá-lo novamente.”

   Abraçou-o com todas as forças que ainda lhe restavam, virou o corpo e acabou dormindo na varanda de casa. Ia sonhar com todas as coisas fascinantes vistas, desde as passagens bíblicas da igreja até os mais eruditos pensamentos da mais nova amiga no bordel. Sua noite seria incrível, mas duraria apenas isso... Outra tempestade estava a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário