"E tu, bondosa alma, que te sentes tão angustiada como ela...
Consola-te com os seus sofrimentos, e permite que esta pequena personagem se torne sua amiga
(com todo vosso zelo e compaixão) que, por destino ou culpa própria, não tiveres outro mais próximo.
Não poderei recusar vossa admiração e amor para essa alma, nem ao seu caráter.
E com lágrimas, acompanhe o seu destino."

Sofrimentos do Jovem Werther (Primeiro Livro) - Goethe

domingo, 28 de agosto de 2011

54_ O córtex dissonante II


Assim, dois homens vestido de maneiras distintas chegaram à encruzilhada. Um deles, aparentemente perdido, se chamava Todo-o-Mundo. O outro bem pobre (mas de cabeça erguida, o que me impressionou muito) se chamava Ninguém. Passaram-se alguns instantes até começarem a conversar, e minha condutora, em silêncio, esticou a mão com uma pena e um pedaço de pano amarelado.

Ninguém: O que anda procurando amigo?
Todo-o-Mundo: Busco dinheiro, gastando meu tempo inteiro.
Ninguém: E eu me chamo Ninguém e busco a consciência. Outro bem maior que esse?
Todo-o-Mundo: Busco quem me adorasse por tudo que eu fizesse.
Ninguém: E eu quem me repreendesse em cada coisa que errasse. E agora, o que busca aqui?
Todo-o-Mundo: Busco honra muito grande.
Ninguém: E eu quero apenas virtude.
Todo-o-Mundo: Também procuro muito o paraíso.
Ninguém: E eu ponho-me a pagar pelo quanto devo para isso.


CAMILLA, QUE ISSO LHE SIRVA DE EXPERIÊNCIA: TODO-O-MUNDO BUSCA DINHEIRO, ENQUANTO NINGUÉM A CONSCIÊNCIA.
            O que mais devo anotar?
O QUE JÁ DEVIA TER APRENDIDO: TODO-O-MUNDO QUER SER LOUVADO, ENQUANTO NINGUÉM SER REPREENDIDO.
            O que mais escreverei?
A LIÇÃO DA JUVENTUDE: TODO-O-MUNDO PROCURA HONRA, E NINGUÉM PROCURA POR VIRTUDE.
            Mais algo?
SEREI BREVE: ESCREVE QUE TODO-O-MUNDO QUER PARAÍSO, E NINGUÉM PAGA O QUE DEVE.

   E foi dessa forma que eu aprendi, mais tarde, que não sou ninguém, e muito menos me comparo a todas as outras pessoas do mundo.
   Pelo contrário, nunca busquei nada, e se eu perder algo hoje, não sentirei falta de imediato."

Um comentário: